Um grupo com cerca de 40 agricultores do município de Novo Mundo visitou, no sábado, 17 de maio, o Jardim Clonal — local onde são cultivados clones que, posteriormente, são transformados em mudas e reados aos agricultores de Alta Floresta.
A visita teve como principal objetivo conhecer de perto as práticas e manejos adotados no local, onde o trabalho tem incentivado fortemente a agricultura familiar. A comitiva, composta por representantes de assentamentos e associações rurais, foi recebida por um técnico da Secretaria de Agricultura e Pecuária e pelo secretário da pasta, Marcelo Fernando Pereira Souza.
Suzana Cássia de Moura, produtora rural de Novo Mundo, destacou a importância da iniciativa. “Vim com o pessoal de Novo Mundo para ver como o trabalho é feito aqui, quero iniciar o cultivo de café na minha propriedade e garantir um futuro melhor e uma renda melhor para minha família. Foi uma experiência muito válida”, afirmou. Dona Suzana é proprietária de uma área de 29 hectares, que tem na produção de hortaliças sua principal fonte de renda.
Outro integrante da comitiva, o secretário de Agricultura de Novo Mundo, Ademir Tesk, ressaltou o caráter formativo da visita: “Viemos em busca de informação e conhecimento. Estamos aqui com representantes de dois assentamentos e três associações, todos em busca de alternativas de renda. No Jardim Clonal, vimos um trabalho sério e bem executado pelo município. Para a agricultura familiar, essa é uma cultura interessante, que fortalece o trabalho do homem do campo”, destacou.
Assim como outros municípios, representantes de Novo Mundo também participaram recentemente do Dia de Campo do Café, realizado em Alta Floresta. A partir dessa participação, ao observar as boas práticas e os resultados positivos alcançados, surgiu a ideia da trazer os agricultores para conhecer o Jardim Clonal.
Para o prefeito de Novo Mundo, Casciano Martins Reis, que também esteve presente, essa cultura pode agregar muito valor às pequenas propriedades: “Alta Floresta é um município que vem se destacando no cultivo do café, e viemos aqui para aprender com vocês. Queremos replicar esse trabalho em Novo Mundo e proporcionar essa oportunidade à nossa agricultura familiar. Agradeço ao município pela receptividade”, afirmou.
O anfitrião, secretário Marcelo Fernando Pereira Souza, agradeceu a visita e reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios: “O município de Novo Mundo trouxe seus agricultores para conhecer nosso Jardim Clonal e nossa experiência, com o intuito de replicar esse trabalho por lá também. Isso é fundamental. No início, quando começamos, também recebemos apoio de outros municípios. Agora é hora de retribuir essa ajuda, compartilhando conhecimento. É assim que fortalecemos a agricultura familiar: trocando experiências e criando um ciclo virtuoso”, concluiu.
A visita representa mais um o no fortalecimento da agricultura familiar na região norte de Mato Grosso, promovendo o desenvolvimento sustentável e a autonomia das comunidades rurais.