Em uma fábrica, cada setor e processo de produção são primordiais e refletem na qualidade do produto final. Com a água que chega à sua torneira, não é diferente. Diariamente, a Águas Alta Floresta segue rigorosamente um conjunto de ações e processos que resultam na água de qualidade e pronta para beber, distribuída pela rede pública. Para tanto, além da rotina dos procedimentos, é necessário investimentos em tecnologia visando a manutenção e, inclusive, a otimização dos recursos disponíveis.
Foi priorizando a manutenção da qualidade da água que a Iguá Mato Grosso, controladora da Águas Alta Floresta e outras quatro operações no interior do Estado, investiu na modernização de seus laboratórios de controle de qualidade da água tratada. A ação, que somou o investimento de R$ 102 mil na compra de equipamentos com tecnologia de ponta, visa o aprimoramento e a otimização dos testes realizados diariamente em cada uma das operações.
“Somos cientes da importância da água tratada na vida da comunidade. Por isso, seguimos um rígido controle para comprovar a qualidade do nosso produto. Há alguns meses estudamos o aprimoramento de cada laboratório e, logo após, viabilizamos as compras de equipamentos. Estimamos que ainda este mês, esses equipamentos estejam instalados e operando”, destaca o diretor operacional da Iguá MT, Andre Silva.
Conforme disciplinam a Portaria de Consolidação 5/2017, do Ministério da Saúde, ao consumo humano deve ser assegurada água potável, fonte para a ingestão, preparação e produção de alimentos e higiene pessoal. Tudo dentro do padrão de potabilidade, sem riscos à saúde. Seguindo à risca essas normas, a Águas Canarana efetuou 4.470 testes, em 2018. As amostras foram coletadas junto à Estação de Tratamento de Água e ao longo da rede de distribuição, para assim, serem disponibilizadas a testes de caráter físico, químico e bacteriológico.
Pouco mais de 4074 das análises foram realizadas nos laboratórios da companhia, certificados e acreditados, com todos os equipamentos técnicos necessários para o atestado de qualidade. Com o investimento, a unidade a a contar com novos equipamentos de medição, o que garante maior segurança e confiabilidade das aferições.
Fonte: Editoria com Assessoria – Foto: Clay Jr./Notícia Exata