O aumento no número de casos positivos e suspeitos da COVID-19 no município de Alta Floresta, levou a prefeitura municipal a lançar em conjunto com Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros uma fiscalização mais intensa quanto as imposições previstas no novo decreto de enfrentamento a COVID no município.
No boletim divulgado ontem, quinta-feira (06), o município registrou 371 casos positivos e 150 suspeitos. Além disso, acumula desde o início da pandemia 135 mortes em decorrência do novo Coronavírus.
O lançamento ocorreu nas dependências da Central de Operações e reuniu representantes dos setores envolvidos.
Conforme o prefeito Chico Gamba, o objetivo da fiscalização e fazer cumprir o decreto, mas sem afetar o comércio local com medidas mais enérgicas.
“Vamos fazer um trabalho de conscientização para que a população não se aglomere, para que atenda a todas as exigências que são feitas pelo Ministério da Saúde e com isso queremos diminuir este avanço da contaminação para amanhã ou depois tomar medidas mais duras”, disse durante coletiva a imprensa.
A fiscalização ocorrerá no comércio durante o período diurno e também a noite e será igualitária, tanto para o grande comerciante como para o pequeno que descumprir o decreto e também as medidas sanitárias.
Tenente Coronel Ranie, do Corpo de Bombeiros, frisou que a corporação estará envolvida nesta fiscalização, colaborando para a diminuição dos casos.
“Nosso trabalho é contínuo, diuturnamente, presentes junto a prefeitura municipal e fazendo valer o que diz o decreto enquanto a sua vigência. Se toda sociedade se unir, reduzir as festas e aglomerações, principalmente neste período de casos elevados, vamos ter êxito”, pontuou.
Coronel Victor, da Polícia Militar de Alta Floresta destacou que a PM também estará participando da segunda etapa da operação e espera que a população receba de forma cortês os profissionais envolvidos.
“Vamos estar juntos com os fiscais da vigilância sanitária e esperamos não necessitar usar a força policial para encaminhar infratores a delegacia municipal e as autoridades constituídas”, disse.
A prefeitura vem realizando um mapeamento também do uso de espaços públicos por alguns estabelecimentos, que precisariam diminuir para 50% a sua capacidade de atendimento, mas ao invés de diminuir, estão aumentando os seus espaços usando inclusive calçadas públicas para atender seus clientes.
“A fiscalização será igual para todos, tanto para o comércio que funciona durante o dia, como para o comércio que funciona a noite”, disse o prefeito Chico Gamba.