O Teatro Municipal Agostinho Bizinoto foi palco de uma importante capacitação promovida no âmbito da campanha Maio Laranja, com o objetivo de conscientizar profissionais da Educação e da Rede de Proteção Social. A ação integra a programação alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Simone Campos, explicou o objetivo do encontro e as estratégias adotadas. “Vamos rear informações que deem condições aos profissionais de identificar possíveis casos de violação dos direitos das crianças”, afirmou.
Segundo Simone, além do CREAS, outras entidades também estão unindo esforços nesse enfrentamento. Sua fala reforça o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990), que em seu Art. 4º estabelece ser dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos relacionados à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária.
A secretária de Educação, Lucinéia Martins de Matos Mazzoni, destacou a importância da parceria entre a Educação, a Assistência Social e a Cidadania. “Estamos tratando esse tema com muita responsabilidade. A partir de hoje, nossos profissionais estarão mais preparados para identificar possíveis situações”, afirmou.
O promotor de Justiça Criminal, Guilherme da Costa, também reforçou a relevância do tema. “Essa é uma demanda urgentíssima. São ocorrências graves, infelizmente recorrentes. É fundamental fortalecer o trabalho de enfrentamento”, alertou. Segundo ele, atualmente há cerca de 400 casos em investigação em Alta Floresta.
Ao final do evento, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Vilma Gamba, agradeceu a presença dos profissionais da Educação e da Rede de Proteção Social. “Muito obrigada pela participação. Deixo aqui meu agradecimento a todos que se dedicam a cuidar e proteger nossas crianças e adolescentes”, concluiu.