A Vara do Trabalho de Alta Floresta realizou um encontro com advogados que atuam na região para tratar da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que será realizada em todo o país de 26 a 30 de maio. Os profissionais foram recebidos com um café da manhã na ‘Sala de Conciliação Paineira’, espaço destinado à mediação e à resolução consensual de conflitos.
Durante o bate-papo, a juíza Janice Mesquita destacou o empenho da unidade na realização da Semana Nacional e reforçou o papel fundamental da advocacia na construção de soluções mais ágeis e eficazes para os litígios trabalhistas. “Contamos com a participação, a colaboração e o empenho de todos, especialmente dos advogados, porque acreditamos que a conciliação permite uma solução mais rápida, reduz custos e evita o desgaste emocional das partes”, afirmou.

Durante a Semana da Conciliação, a Vara de Alta Floresta funcionará com uma programação intensa com três salas de audiência simultâneas no período da manhã, duas destinadas exclusivamente à conciliação e uma à instrução, além de uma pauta dedicada à conciliação no período vespertino.
A magistrada destacou ainda os benefícios da conciliação como forma de promover uma justiça mais célere e humanizada. “A construção conjunta da solução tende a ser mais justa e satisfatória para ambas as partes, além de contribuir para o fortalecimento das relações sociais”, concluiu.
Semana Nacional
Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, Recursos e relações”, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista busca solucionar o maior número de acordos consensuais entre as partes, sem a necessidade de uma decisão judicial. O mutirão é conduzido por magistrados, servidores e demais profissionais que atuam na Justiça do Trabalho para proporcionar maior celeridade aos processos.