O SISPUMAF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alta Floresta), protocolou no final do mês de abril, junto a prefeitura de Alta Floresta, o oficio 019/2025, que requer a realização de concurso público para preenchimento de cargos vagos.
Conforme o sindicato, a situação atual do serviço público no município de Alta Floresta é necessária a compreensão acerca da necessidade da realização de Concurso Público, haja vista a defasagem no quadro de servidores e o alto índice de contratados e a modalidade de seletivo somente contrata por período determinado, prejudicando o funcionamento da gestão pública pois há uma rotatividade de servidores a todo momento, treinam, qualificam e logo saem devido não ser efetivo gerando gasto e prejuízo a bom funcionamento do serviço público.
O presidente do SISPUMAF, Edimar Silva Vila Nova, destaca que um quadro de mais de 2 mil funcionários sendo que mais de 50% são contratados, prejudicando a manutenção do IPREAF – Instituto de Previdência perdendo arrecadação que irá manter a subsistência no futuro junto ao Setor Público Municipal.
O SISPUMAF alerta no documento que há mais de uma década não há a realização de Concurso Público na estrutura geral do Município, sobrevêm a necessidade de se preencher diversos cargos vagos na estrutura da istração pública mediante este expediente, fizeram o concurso da educação em 2023 mas não foi suficiente para preencher as vagas do setor educacional continuando defasado o quadro de servidores efetivos.
“É evidente que a istração tem procrastinado a realização de certame público através do suprimento da necessidade de servidores através de contratações, o que se mostra em pleno desalinho com a legislação”, pontua o presidente do sindicato.
“A realização do PSS (Processo Seletivo Simplificado) para preencher as vagas, é um evento temporal e que não garante os direitos àqueles que por ora conseguiram sua classificação no processo”, acrescentou Edimar Silva Vila Nova.
O requerimento aponta que todas as secretarias e setores do município necessitam de concurso público e novos servidores para complementar o quadro de funcionários.
“Nós do SISPUMAF sempre nos preocupamos com essa questão e já foi fruto de outras cobranças e reuniões mostrando a necessidade de fazer um concurso público abrangente e geral no município de Alta Floresta”, disse Vila Nova.