O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) divulgou ontem quarta-feira (21) dois editais para 71 vagas remanescentes em seis unidades de ensino da capital e interior. O edital 111/2025 ofertará 45 vagas para cursos técnicos subsequentes, com inscrições do dia 22 de maio a 13 de junho de 2025. E o edital 113/2025, com 26 vagas para cursos de graduação, abrirá inscrições no período de 26 de maio a 08 de junho 2025.
As vagas serão para o segundo semestre de 2025. E a inscrição será gratuita.
Para os cursos de técnicos subsequentes as vagas estão distribuídas entre os campi:
- Cáceres – Professor Olegário Baldo
- Cuiabá – Octayde Jorge da Silva e
- Rondonópolis
As vagas para os cursos de graduação serão ofertadas nos campi:
- Alta Floresta
- Campo Novo do Parecis
- Cuiabá – Bela Vista e
- Cuiabá – Octayde Jorge da Silva
As inscrições devem ser feitas pelo site https://seletivo.ifmt.edu.br, onde também estão disponíveis os editais contendo demais informações sobre as vagas.
Caso haja algum erro no preenchimento do cadastro o candidato pode corrigir até o último dia da inscrição, ou até 24h após o prazo, através do formulário de correção de dados e de documento comprobatório a ser enviado para a Diretoria de Políticas de Ingresso e Seleções (DPIS), pelo endereço eletrônico [email protected].
O resultado definitivo da primeira chamada para técnicos subsequentes ocorrerá no dia 26 de junho de 2025 e para graduação, no dia 09 de julho de 2025.
A matrícula das chamadas ocorrerá de forma presencial no IFMT – Setor de Registro Escolar no campus da vaga escolhida pelo candidato aprovado. A matrícula não será considerada se enviada por e-mail e, caso o candidato for menor de idade, deve ser realizada pelo seu responsável legal.
A matrícula para os aprovados na primeira chamada dos cursos de técnicos subsequentes será nos dias 30 de junho a 02 de julho de 2025. E para os aprovados na primeira chamada dos cursos de graduação a matrícula ocorrerá dos dias 11 a 14 de julho de 2025.
Inscrição Técnicos Subsequentes
Para se inscrever é necessário documento com foto contendo F (obrigatório), podendo ser RG, CNH ou RNE (para estrangeiros). O candidato deve preencher corretamente todos os itens do formulário de inscrição.
A seleção será realizada por sorteio no dia 24 de junho de 2025.
Os candidatos que desejarem assistir o sorteio presencialmente devem realizar a inscrição pelo e-mail [email protected], durante a mesma data de inscrição para as vagas.
O resultado dos escolhidos para assistir será divulgado no dia 16 de junho de 2025. O sorteio será ao vivo no canal do Youtube do IFMT (https://www.youtube.com/@ ifmtoficial).
Para realização da matrícula os candidatos deverão apresentar os documentos abaixo com originais e cópias legíveis ou cópias autenticadas em cartório e/ou em formato digital:
1. Documento Oficial de Identificação atualizado e válido em território nacional;
2. Cadastro de Pessoa Física (F);
3. Certidão de Quitação Eleitoral ou Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (2024), obrigatórios para candidatos maiores de 18 anos na data da matrícula;
4. Certificado de alistamento militar/reservista para candidatos do sexo masculino ou comprovante de dispensa, para maiores de 18 anos na data da matrícula;
5. Certificado ou Diploma de conclusão do nível anterior de ensino;
6. Histórico Escolar do nível anterior de ensino devidamente registrado;
7. Comprovante atualizado de residência, referente ao mês anterior a matrícula, como conta de luz, água ou telefone e declaração de residência, caso o candidato não possua comprovante em seu nome;
8. Termo de autorização de uso da imagem, conforme idade
O calendário do campus contendo a data de início das aulas será divulgado no dia da matrícula.
Inscrição Graduação
A inscrição terá uma taxa para participação no valor de R$ 80,00, com prazo final para pagamento no dia 16 de junho de 2025. A seleção será com base no histórico escolar, tendo como requisito a conclusão do ensino médio ou equivalente até a data da matrícula.
Para se inscrever o candidato deve apresentar documento oficial com foto contendo F, podendo ser RG ou CNH. Caso seja estrangeiro, deverá usar a Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pelo Departamento de Polícia Federal.
O candidato deve preencher todos os itens do formulário de inscrição e anexar o histórico escolar. Após o preenchimento do formulário é necessário gerar o boleto bancário para pagar a taxa, preferencialmente pelo Banco do Brasil. Será aceito apenas pagamento via boleto. Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição.
O histórico escolar do ensino médio (ou documento escolar oficial equivalente) deve conter as notas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. A classificação se dará pela média das notas presentes nestes anos. Será considerado o desempenho do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As chamadas serão de forma decrescente, ou seja, da maior para a menor nota de acordo com o curso escolhido pelo candidato durante a inscrição. No caso de empate, será considerado o concorrente que tiver maior nota em Língua Portuguesa; caso continue o empate, será escolhido o de maior idade.