sexta-feira, 23 maio, 2025
InícioGERALAlta Floresta participa do 3º Encontro do Plano Nacional de Redução de...

Alta Floresta participa do 3º Encontro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito de MT

O Diretor de Trânsito, Transporte e Segurança de Alta Floresta, Eder Cordeiro, esteve participando 3º Encontro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito de Mato Grosso (PNATRANS). O evento aconteceu no auditório da sede do Detran, em Cuiabá.

Cerca de 60 pessoas integrantes de órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito estiveram presentes, o objetivo do evento foi de fortalecer as estratégias para a segurança viária em Mato Grosso em consonância com o Plano Nacional e com os compromissos assumidos pela Nova Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU.

Em sua fala, o coordenador Estadual do Programa Vida no Trânsito, da Secretaria de Estado de Saúde, Aparecido Samuel Cavalcante, enfatizou que cerca de 70% das vítimas da rede pública de saúde de urgência e emergência vem do trânsito.  “Por isso, é tão fundamental ações estratégicas, como as que norteiam o Pnatrans, para a redução dos sinistros e mortes no trânsito”, frisou.

A secretária Executiva do Pnatrans e coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, tenente coronel PM Monalisa Furlan, destacou que todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito são fundamentais para a redução dos sinistros e mortes no trânsito no Estado.

“Infelizmente os números ainda são assustadores de vítimas do trânsito. Então, é importante o engajamento de todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e dos segmentos do poder público para conseguirmos avanços significativos na redução dos sinistros em nosso Estado”, falou.

Também foram apresentados alguns casos de sucesso como a implantação do programa Conexão DNIT em uma escola municipal, as ações de educação para o trânsito realizadas no município de Campo Novo do Parecis além do convênio para instalação de radares em rodovias estaduais pelo órgão municipal de trânsito de Alta Floresta com a Sinfra.

Plano Nacional

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi assinado em Mato Grosso no ano de 2022 com o objetivo de reduzir, pela metade, até o ano de 2028, o índice de sinistros de trânsito com mortes e feridos. 

O Pnatrans estabelece as diretrizes para que os órgãos e entidades de trânsito executem as políticas públicas de prevenção aos sinistros sustentada por seis importantes pilares: gestão, infraestrutura viária, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento a vítimas e fiscalização.

 

*com informações de Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo