A assessoria jurídica do prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba, emitiu nota relativa a decisão da justiça eleitoral de caçar o se mantado de devido a suposta constatação de fraude nas eleições municipais de 2024, que o reconduziram ao cargo por mais 4 anos.
De acordo com a nota, a decisão foi desproporcional e superdimensionada. Ao Notícia Exata, o advogado do prefeito, Rodrigo Cyrineu, disse que o prefeito Chico Gamba teve cedida para ele uma página da internet, que era uma página reserva do “Alta Floresta Mil Grau”. “O dono da página cedeu para ele gratuitamente”, disse.
O advogado pontuou que uma juíza da cidade, que não é a juíza eleitoral, tinha como premissa não seguir político e se viu surpreendida porque ela estava seguindo essa página. “Ela deixou de seguir e comunicou às autoridades policiais do Ministério Público. Eles fizeram um procedimento preparatório e entraram com a ação”, destacou.
“Nós respeitamos a sentença da ilustre magistrada eleitoral, porém, nós entendemos que é uma decisão desproporcional, porque super dimensionou o fato que poderia ser considerada no máximo uma propaganda irregular”, acrescentou.
Quanto a um eventual benefício que o prefeito eleito possa ter recebido com essa página do Instagram “é muito pífio dentro desse contexto”, argumentou.
“Nós todos sabemos que o número de seguidores de páginas de rede social não faz ninguém ser eleito. Se fosse isso, o Bolsonaro não teria perdido para o Lula no segundo turno das eleições de 2022”, justificou.
Enquanto isso, o prefeito e o vice, mantêm-se no cargo por conta de que essa sentença não tem eficácia imediata, porque o recurso, por previsão legal, tem efeito suspensivo automático.
“Então, recebemos com muita naturalidade, apesar de não concordar, mas com o primeiro respeito pela autoridade, a defesa deve se posicionar e se posicionar de maneira respeitosa, entendendo que essa sentença é desproporcional, é um fato inédito, inclusive. E nós levaremos tudo isso para que a corte possa fazer a apreciação e se um julgamento mais refletido. Colegiado, possa manter aí a vontade dos eleitores de Alta Floresta, que consagraram o Chico e o Robson eleitos com uma expressiva e acachapante vitória”, disse ao Notícia Exata.
Confira a nota:
Recebemos com respeito a decisão da 24ª Zona Eleitoral, que entendeu haver uso indevido dos meios de comunicação social e fraude nas eleições de 2024 em Alta Floresta, com base em publicações na rede social Instagram.
Entretanto, recorreremos ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) por considerarmos que a decisão foi desproporcional e super dimensionou fatos e testemunhos, desconsiderando a clara manifestação da vontade popular expressa nas urnas, que resultou em uma vitória incontestável do atual prefeito reeleito.
Ressaltamos que nada muda na istração municipal de Alta Floresta. Existem instâncias recursais para reverter a decisão, e não há qualquer alteração no comando do Executivo Municipal. Seguimos firmes no compromisso com a população e na defesa da legitimidade do processo eleitoral.
Rodrigo Cyrineu