Uma espécie de força-tarefa foi montada para retomar os transplantes de rim em Mato Grosso. O processo de retorno do serviço foi assunto de uma conferência de alinhamento dos procedimentos técnicos de desenvolvimento do programa no Estado. Com o tema “Transplante renal: Desafios e oportunidade para a nova realidade de Mato Grosso”, o encontro reuniu profissionais da saúde que integram a equipe da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT). A expectativa é retomar os transplantes ainda neste ano. Pelo menos 200 pacientes já foram avaliados.
“Essa força-tarefa, que envolve diversos protagonistas, retomará os transplantes de rim em Mato Grosso. Temos a certeza de que a convergência existente em um projeto dessa natureza será coroada com muito êxito e não faltará apoio do Governo do Estado no sentido de vencer os obstáculos, pois não é à toa que a iniciativa está paralisada há 10 anos. Pretendemos exercer um trabalho proativo de conscientização sobra a importância da doação de órgãos para a população que, certamente, será a maior beneficiada”, disse por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Outro foco da Conferência foi reunir os representantes das Clínicas de Hemodiálise para apresentar o programa, visto que esses profissionais atuam na indicação dos pacientes que necessitam integrar a lista de pessoas à espera do transplante de rim. Segundo informações readas pela coordenadoria Estadual de Transplantes, representado pela coordenadora Fabiana Molina, a Central Estadual já iniciou um processo de acompanhamento ambulatorial que está quantificando o número de pacientes que vão fazer parte da lista de seleção para realizar a cirurgia de transplante.
“Já iniciamos o acompanhamento ambulatorial, já avaliamos cerca de 200 pacientes, que estão em diversas fases. Nos próximos dias, vamos iniciar a listagem de pacientes, colocar todos no cadastro técnico para que eles possam de fato ser selecionados para um transplante na situação em que houver órgãos disponíveis aqui em Cuiabá”.
A secretária adjunta de Regulação, Controle e Avaliação da Ses-MT, Fabiana Bardi, disse que a retomada dos procedimentos de transplante renal é uma grande conquista não penas para a Saúde estadual, mas principalmente para Estado, pois este serviço foi interrompido há 10 anos. “Agora nós conseguimos. Vamos dar início a retomada deste serviço que é tão importante para aqueles que precisam. Além disso, com essa retomada, teremos uma grande economia para o Estado, pois um dos maiores valores é o gasto com transporte de pacientes para fora de Mato Grosso”, pontuou.
Ainda de acordo com a secretária, a Ses trabalha intensamente para que o Estado comece a realizar ainda este ano os primeiros transplantes, pois os procedimentos documentais já foram protocolados no Ministério da Saúde e o secretário trabalha intensamente para buscar todas as liberações necessárias para reiniciar os trabalhos.
Após 10 anos, Central Estadual avalia pacientes para transplante renal
Participe do nosso grupo de Whatsapp
NOTÍCIAS RELACIONADAS