quinta-feira, 22 maio, 2025
InícioSAÚDECAPS de Alta Floresta realiza “pit stop” e panfletagem pela Luta Antimanicomial

CAPS de Alta Floresta realiza “pit stop” e panfletagem pela Luta Antimanicomial

Em 18 de maio, é celebrado no calendário oficial brasileiro o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em Alta Floresta, a equipe de colaboradores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizará em 21 de maio, um pit stop na Avenida Ludovico da Riva Neto, no semáforo em frente a câmara municipal, onde serão distribuídos panfletos informativo sobre a luta contra a institucionalização e a favor da ressocialização.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.  Esses cidadãos têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção digna e diversificada de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda, etc.

O CAPS de Alta Floresta, entidade mantida pela istração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente são 440 pacientes assistidos nas diversas atividades ofertadas. Entre eles estão pessoas com depressão, transtorno mental e dependentes de álcool e outras drogas. O atendimento aos pacientes do CAPS Essência da Vida é diário com acompanhamento da equipe multiprofissional formada por psicóloga, instrutora de artesanato, médico, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social e apoio.

O CAPS oferece uma participação ativa e efetiva aos usuários de serviços de saúde mental, aos seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem de transtornos mentais. O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Essência da Vidaestá localizado no seguinte endereço: Rua B1, SN, setor B, contato via whatsap: (66)99233-1860, Email: [email protected]

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo