sexta-feira, 23 maio, 2025
InícioDesign da HomeDestaqueProjeto desenvolvido com apoio do Rotary Club de Alta Floresta humaniza prescrição...

Projeto desenvolvido com apoio do Rotary Club de Alta Floresta humaniza prescrição de medicamentos a idosos

O projeto “Humanização na Prescrição medicamentosa do paciente Idoso nas Unidades de Saúde de Alta Floresta”, está sendo desenvolvido na Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim das Araras, que tem o apoio do Distrito 4.440, Gestão 2024-2025 e do Rotary Club de Alta Floresta.

A comissão de projetos humanitários do Rotary Clube de Alta Floresta, procurada pela enfermeira Fernanda Santos, enfermeira chefe da unidade Básica de saúde do Bairro Jardim das Araras, que, relatou as experiências vividas com idosos atendidos pela unidade, principalmente com a prescrição e consumo dos medicamentos receitados em horários corretos.

Ciente das necessidades, em especial na saúde das pessoas na melhor idade, o projeto tem a intenção de auxiliar na qualidade de vida e tratamento de pessoas idosas, desenvolvendo uma ferramenta bastante eficaz no combate à erros na utilização de medicamentos.

O projeto abrange todos os Idosos e Idosas atendidos pelo sistema público de saúde do município de Alta Floresta, bem como pessoas sem alfabetização ou problemas de cognição, mas inicialmente está sendo colocado em prática na unidade do bairro Jardim das Araras.

O objetivo é contornar a deficiência identificada ao uso da medicação contínua, baseado no entendimento do paciente quanto a receita prescrita; consequente, melhora da adesão, diminuição dos erros e visível impactos positivos ao tratamento.

Sob a ótica da Unidade Básica de Saúde Jardim Araras, a noção de humanização é um pré-requisito fundamental de instrumentalizar aos idosos a pratica da autoistração do medicamento, prescrito pelo médico em uso contínuo, evitando erros e ocasionando um impacto positivo no tratamento.

O projeto em questão visa o desenvolvimento de receitas e medicações adesivadas, ilustradas, junto ás caixas de acondicionamento fomentando a pessoa idosa o conhecimento e estabelecimento da importância terapêutica.

Os idosos selecionados, que nesta fase já chegam 100 pessoas atendidas, recebem kits (caixa armazenadora de medicação e receita ilustrada).

A receita ilustrada, parte da prescrição médica original, onde procura elencar comandos (horário e quantidade) presentes na descrição terapêutica médica, que não são compreendidos pelo paciente.

A indicação dos desenhos de horário, de extrema importância, considera o conhecimento sobre o tempo de ação e meia vida da medicação.

O paciente atendido recebe uma caixa de armazenamento, etiquetas adesivas com cores primárias e uma receita ilustrada, que aponta se a medicação deve ser consumida no período diurno ou noturno, bem como o medicamento e quantidade.

Conforme o Rotary Club de Alta Floresta, já estão sendo confeccionadas outras 100 kits para serem distribuídos.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo